To view psicogênese da Lingua escrita - Mind Map Get Adobe Flash player

psicogênese da Lingua escrita

Main topic

Emília Ferreiro,psicolinguista argentina desvendou os mecanismos que as crianças passam para aprender a ler e a escrever.

Essa teoria descreve o que é corriqueiro a todos os processos individuais de alfabetização. Ela se baseia na teoria de Piaget, inclusive EMilia Ferreiro é seguidora de Piaget adotando o construtivismo como teoria de aprendizagem. Emília FErreira é uma inovadora do seu tempo, essa obra PSICOGÊNESE DA LINGUA ESCRITA é sua obra mais famosa colocando em pauta muitas críticas nos métodos tradicionais de ensino. Ela coloca que o aprendizado não deve ser colocado de fora para dentro,mas sim de construí-lo conforme o educando acha que deva ser.

FASES DA ESCRITA SEGUNDO A PSICOGÊNESE : PRÉ-SILÁBICA: A criança não consegue relacionar as letras com os sons da lingua falada e se apodera de uma letra qualquer que simpatize para escrever. SILÁBICA: Interpreta a letra do seu jeito,atribuindo valor simbólico a cada uma. SILÁBICO-ALFABÉTICO: Mistura a lógica da fase anterior e identifica algumas sílabas. ALFABÉTICA: Passa a dominar o valor das letras e sílabas,mas não significa que o processo esteja encerrado.

Atualmente estamos vivendo uma fase de dar enfase aos problemas que envolvem alfabetizar e letrar. Embora não seja novidade as questões que envolvem o início do cotidiano escolar, está muito em voga as problematicas em torno da alfabetização e do letramento. Os educadores e toda a comunidade escolar parece estar envolvidos na vontade de mudar e melhorar a situação, o que parece ser bem positivo. As contribuições de Emília Ferreiro e Ana Teberosky são importantíssimas nesse processo inicial de aprendizagem.

Main topic

Main topic

Main topic

Main topic

Main topic