To view Sistemas Dispersos - Mind Map Get Adobe Flash player

Sistemas Dispersos

Sistemas Dispersos são sistemas bifásicos: *Fase Dispersa (descontínua)- Menor Quantidade.*Fase Dispersante(contínua)- Maior Quantidade.

Colóides ou Disperções Finas

Sistema Heterogêneo ao micróscopico ao microscópico; mas homogêneo ao olho nu. -Tipos: *Dispersões de nanopartículas(enxofre Coloidal). *Dispersões micelares(tensoativos acima da CMC). *Dispersões de macromoléculas (vacinas, anticorpos, gelatina, disperso em água...). Exemplo: Leite, géis...

Colóides Liofílicos

Apresentam afinidade pelo meio dispersante.

Constituem dispersões estáveis.

Aumentam a viscosidade do sistema.

Dispersam espontaneamente na fase dispersante(água).

Preparação

Dispersão expontânea. Dispersões de Macromoléculas em água.. Dispersões Micelares.. Sistema micelar é utilizado para dispersar fármacos hidrofóbicos em água, permitindo uma melhor administração..

Colóides Liofóbicos

Não apresentam afinidade pelo meio dispersante.

Constituem sistemas dispersos termodinamicamente instáveis.

Alteram pouco a viscosidade do sitema.

Métodos de preparação: dispersão, condensação ou coacervação.

Preparação

Dispersão por fragmentação. Dispersão por condensação. Mudança do Solvente (coacervação). Quebra de partículas grosseiras em partículas coloidais, utilizando um moinho.. Aglomeração de moléculas em partículas coloidais.. Diminuição da solubilidade do soluto de uma solução..

Propriedades

Tamanho. Morfologia. Propriedades Cinéticas. Viscosidade. Propriedades Ópticas. Propriedades Elétricas. Movimento Browniano. Difusão. Sedimentação. Efeito Tyndall. Dissolução desigual de íons.. Eletroforese.. Ionização dos grupos de superfície.. Potencial Zeta.. .Movimento em Zigue-Zague, devido as colisões com as moléculas da fase dispersante. Particulas se difundem do meio mais concentrado para o meio menos concentrado.. Espalhamento da Luz.

Materiais de Fluxo não Newtoniano

Materiais de fluxo não Newtoniano é quando a viscosidade varia com a velocidade de cisalhamento.

Constituem formulações de interesse farmacêuticos

Dispersões coloidais

Géis

Pomadas

Suspensões

Emulsões

Materiais com Fluxo não Newtoniano podem ser divididos em:

Plásticos. Pseudoplásticos. Dilatantes.

Materiais de Fluxo Newtoniano

Materiais de Fluxo Newtoniano é quando a tensão de cisalhamento é proporcional a velocidade de cisalhamento e a viscosidade é constante.

Tipos de Sistemas Dispersos

Aerossóis Líquidos. Aerossóis Sólidos. Espuma. Emulsão Líquida. Dispersão Coloidal. Espuma Sólida. Emulsão Sólida. Suspensão Sólida. Exemplo: Neblina. Exemplo: Fumaça. Exemplo: Espuma de detergente. Exemplo: Leite. Exemplo: Gelatina em água. Exemplo: Chocolate Aerado. Exemplo: Pomadas, Supositórios. Exemplo: Plástico Colorido.

Géis

Dispersões finas de pequenas partículas inorgânicas ou macromoléculas que se estruturam formando uma matriz (rede tridimensional) que aprisiona a fase dispersante (água, óleo mineral, silicone, etanol).

Géis Orgânicos. Muito utilizados pela indústria farmacêutica, cosmética e farmácias de manipulação para a veiculação de ativos na pele e mucosas. Forma Farmacêutica semi-sólida formada pela dispersão de macromoléculas numa fase dispersante (água); - Constituem géis firmes e transparentes.. Géis Inorgânicos. Dispersões finas de partículas inorgânicas que interagem entre si formando uma matriz que aprisiona a fase dispersante (água). *Partículas são colóides liofóbicos e tem baixa afinidade pela fase dispersante formando géis pouco viscosos.. Gelificação. Ligações intermoleculares do tipo ligações de hidrogênio ou atração eletrostática entre moléculas de polímero e água, restringem o movimento entre moléculas, aumentando a viscosidade e formando o gel.. Características. Hidróxidos (antiácidos). Silicatos. Forma Farmacêutica de fácil aplicação. Esteticamente excelente porque não deixa resíduos após aplicação.. Transmitem a sensação de frescor.. Indicados para pele oleosa e com acne.. Hidróxido de alumínio. Hidóxido de Magnésio. Bentonita. Silicato de alumínio. Silicato de Magnésio. Preparação. Preparação. Preparação. Através do método de condensação. Hidróxido de Magnésio a 8%, através de reação química .. Dispersão de Bentonita em água, hidrataçao intumescimento e formação de gel (pH 9,5-10,5)..