To view teorias de administração - Mind Map Get Adobe Flash player

teorias de administração

Administração Científica

Frederick Winslow Taylor

organização racional do trabalho do operário para aumentar a eficiência da indústria, da fragmentação das tarefas e da especialização do trabalhador

Teoria Clássica da Administração

Henri Fayol

Produção + Funções básicas da Adm (planejamento,organização,comando,coordenação e controle)

Relações Humanas

George Elton Mayo (considerado o fundador da Escola de Relações Humanas). Liderança, comunicação e participaçõa nas deciões. Para Mayo, os empregados eram pessoas motivadas pela ne-cessidade de ‘estar junto’, de ‘ser reconhecido’, de receber uma boa comunicação.

Burocracia

Max Weber. Formalidade na comunicação, Impessoalidade nas relações, Hierarquia de autoridade e Profissionalismo dos seus membros.

Teorias Estruturalistas

Uma mistura entre a Teria da Burocracia e a Teoria das Realações Humansa, já que são mas voltadas á sociologia organizacional. organização informal e fomal.

Qualidade - modelo japonês

A partir da produção em massa que ela noção de qualidade passa a ser tema essencial em administração, ligada às idéias de uniformidade e padronização. Dando um impulso inicial para o controle de qualidade no Japão, na metade do século passado dois professores e consultores foram para lá, a partir daí, os japoneses desenvolvem sua própria filosofia de controle de qualidade total. A administração da qualidade desenvolve-se, passando pela ênfase na inspeção e no controle estatístico, até chegar à idéia de qualidade total, nos dias de hoje. O Sistema Toyota de produção, o método just-in-time, a idéia de produção flexível e os círculos de qualidade, dentre outros conceitos, tornaram-se então parte do vocabulário e da prática administrativa, universalizando-se.

Teoria Contingencial

A Teoria da Contingência prega o pluralismo teórico e o relativismo, através de modelos mais abertos, que interajam dinamicamente com o ambiente. As mudanças nas organizações são pensadas em função da interação com o ambiente e do desenvolvimento da tecnologia.

Teoria dos Sistemas

Precursoras: Gestalt e a Cibernética (movidas pelo estudo dos sistemas, da introdução dos computadores nas organizações e da relação entre as empresas e o meio em que estão envolvidas). Essas idéias, assim como a introdução da tecnologia (especialmente da informação) nas organizações, traz inúmeras contribuições para o estudo e a prática da administração.

Teoria Comportamental ou Behaviorista

Influenciada pela psicologia organizacional e considerada um aperfeiçoamento da Escola das Relações Humanas. Com ela, passamos da administração de recursos humanos à gestão de pessoas, através do desenvolvimento de teorias mais complexas sobre o ser humano e a organização. Escola Comportamental. Escola Behaviorista. Defende administrações mais participativas e democráticas. Compreendida como um desdobramento prático e operacional da Teoria Comportamental em direção à abordagem sistêmica.

Teoria Neoclássica da Administração

Peter Drucker. A administração deve ser compreendida como focada em resultados, não nos processos ou meios..