MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL
Materiais de construção civil
A história da construção civil é marcada pela evolução dos materiais utilizados, refletindo avanços tecnológicos, mudanças culturais e a adaptação às necessidades humanas. Três dos materiais mais significativos ao longo dessa trajetória são o concreto, o aço e a madeira.
Cimento
O processo de fabricação do cimento segue as orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Ele passa por diversos processos e os principais materiais utilizados são: calcário, argila, minério de ferro e gesso.
Cimento Portland
Deterioração do concreto
Os mecanismos de degradação, aos quais chamamos de manifestações patológicas, podem ser separados em três tipos: químicos, físicos e biológicos.
Estado fresco do concreto
As principais propriedades do concreto no estado fresco são: consistência, plasticidade, poder de retenção de água e trabalhabilidade
Concreto em estado endurecido
A resistência do concreto só pode ser avaliada após sua aplicação, no estado endurecido
O endurecimento do concreto aumenta sua resistência
A pasta do cimento hidratada é a matriz do concreto
Tinta
Os principais tipos de tinta na construção civil são látex (PVA), acrílica, esmaltes sintéticos, texturas, tinta à óleo, à base de cal e à base de epóxi.
Vidro
O vidro é um material essencial na construção civil e na arquitetura moderna. Sua transparência, durabilidade e capacidade de desempenhar funções específicas tornam os diferentes tipos de vidro uma escolha popular em várias aplicações
Madeira
A madeira pode ser utilizada em diversos tipos de construção, desde grandes edifícios comerciais a habitações residenciais de pequeno porte, além dos seus usos mais popularizados no cenário brasileiro como partes secundárias da estrutura (caibros e terças) ou com fins decorativos.
Agregado
Os agregados são fragmentos de rochas popularmente conhecidos como “areias” e “pedras”. São grãos que não têm volume nem forma definidos.
Aditivos e adições
Os aditivos mais populares na construção civil são os plastificantes, retardadores de pega, incorporadores de ar e outros.
As adições normalizadas para concreto são o Metacaulim e a Sílica ativa.
Dosagem do concreto
A dosagem do concreto é o processo de definição das proporções dos seus componentes — cimento, agregados, água e aditivos — para obter um material com resistência, durabilidade e trabalhabilidade adequadas.
Hidratação do cimento
A hidratação do cimento é a reação química entre o cimento e a água.
Plástico
Tubulações e sistemas hidráulicos, revestimentos, janelas, telhas, estruturas diversas, etc.
Verniz
A aplicação de verniz na construção civil é um processo importante para proteger e embelezar superfícies de madeira. Além de conferir brilho e realçar a cor natural da madeira, o verniz também oferece resistência contra a ação do tempo, umidade e agentes químicos.
Material cerâmico
Os materiais cerâmicos são constituídos por elementos metálicos e não-metálicos que na maioria das vezes possuem ligações de natureza iônica. Normalmente são incluídos nessa classe os óxidos, nitretos e carbetos e como exemplos podemos citar refratários, cimento, vidro e porcelana.
Metais
Os metais mais utilizados na construção civil são: aço, alumínio, cobre e latão.