Comportamento Animal

Tipos

Aprendido

Características: São o tipo de comportamento no qual é aprendido no decorrer da vida de uma espécie, ou seja são feitos a partir de uma experiência prévia, podem ser alterados, possuem uma baixa herdabilidade e são realizados por meio da tentativa e erro (acarreta em custo elevado).

Imprinting ou Estampagem

Konrad Lorenz (Áustralia,1903-1989) fez estudos com diversos grupos de vertebrados, em ambiente natural, trabalhou com a aprendizagem (imprinting).

Exemplo: Imagem mostra o pesquisador e os patos que aprenderam a segui-lo como o pai (imprinting após a eclosão).

Exemplo: Aprendizagem por habituação. Os cães de pradaria emitiam uma chamada de alarme ao escutarem passos humanos, que indicariam um predador grande e faminto. Mas ao decorrer do tempo ficaram habituados ao som dos passos sem nada de ruim acontecer, e de maneira eventual pararam de emitir o alarme em razão aos passos.

Inato

Características: É aquele que é determinado de forma genética, são realizados sem precisar de qualquer experiência prévia. são dependentes de algum estímulo sensorial e também são herdáveis.

Nikolaas Tinbergen (Países Baixos, 1907-1988) desenvolveu suas pesquisas, principalmente sobre o comportamento instintivo (inato) e também o adquirido. Um dos "pais da Etologia".

Exemplo: Experimento onde os ratos cavavam seu próprio estilo de cova sem terem aprendido, de forma automática ao terem contato com a areia.

Exemplo: Cinese em tatuzinhos-de-jardim, onde se movimentam em resposta a um estímulo. Como se movimentando mais rapidamente a temperaturas que são superiores ou inferiores ao seu intervalo preferido.

Misto

Características: Quando ambos os comportamentos acontecem em uma determinada espécie, tanto o inato quanto o aprendido.

Exemplo: Os tentilhões-zebra, onde são geneticamente programados para aprender uma música, no entanto essa música que eles cantam depende do que eles ouvem dos pais.

Exemplo: Gatos filhotes já nascem com os mecanismos cerebrais para caçar ratos, no entanto eles devem aprender a usá-los com a gata mãe.

Causas

Proximal

Características: São mecanismos que produzem um comportamento: os estímulos ambientais que causam um comportamento e os mecanismos genéticos e fisiológicos os concretizam. Ex: Como esse animal realiza tal comportamento?

Segundo Holekamp e Sherman as causas proximais são: 1 - Mecanismos genético-ontogenéticos, efeitos da hereditariedade no comportamento e desenvolvimento de sistemas sensório-motores via interações gene-ambiente. 2- Mecanismos sensório-motores Sistema nervoso para a detecção de estímulos ambientais, sistema endócrino para ajustar a resposta aos estímulos ambientais e sistema esquelético-muscular para executar as respostas.

Comportamento do Momento

Causas fisiológicas

Exemplo: Caso do Hamster Siberiano ao sentir o estímulo do cheiro de feromônio que a hamster fêmea libera. Assim a causa proximal desse comportamento é o que a hamster fêmea sinalizou por estar pronta para o acasalamento, fazendo com que o macho vá atrás dela.

Distal

Características: São aquelas que fazem a abordagem do comportamento com o significado evolutivo: um comportamento que mude a aptidão evolutiva do animal, assim ajudando ele sobreviver e se reproduzir no meio. Ex: por que esse animal apresenta tal comportamento?

Segundo Holekamp e Sherman as causas distais são: 1 - Caminhos evolutivos que levaram ao comportamento atual Eventos ocorridos durante a evolução, desde a origem do comportamento até o presente. 2- Processos seletivos que moldaram a história do comportamento Função anterior e atual do comportamento em promover o sucesso reprodutivo do indivíduo.

Estão relacionadas ao Sucesso Reprodutivo, como por exemplo a variação em padrões de cores em alguma espécie, que podem desencadear em um preferencimento da fêmea, seja por uma escolha ligada a benefícios diretos ou indiretos ou por estímulos mais efetivos. E assim fazem o aumento do sucesso reprodutivo.

Caso da espécie Heliconius erato phyllis.

Relação com o Gene Egoísta

Exemplo: O ato do leão matar os filhotes ao se juntar a um novo grupo de fêmeas, ele não está interessado em perpetuar a espécie, mas sim que as leoas sejam devotadas exclusivamente aos seus filhotes que carrega a sua carga genética.

Social

Seleção Sexual

Características: É uma vantagem que certos indivíduos possuem sobre outros do mesmo sexo e espécie com desrespeito a reprodução.

Darwin propôs essa solução encontrada para o problema de caracteres conspícuos, como cores brilhantes, chifres e disputas entre machos. Assim propôs dois tipos de seleção sexual: seleção intra-sexual e intersexual

Exemplo:

Exemplo:

Seleção de Grupo

Características: Segundo Darwin, é uma seleção que só aconteceria em pequenos grupos, onde cada grupo poderia conter indivíduos que apresentaria certo comportamento, e sobreviveriam em relação a outros grupos. Foi reformulada por Hamilton, onde se deu como teoria da seleção multinível, que agruparia seleções a nível de indivíduo, população, comunidades e ecossistemas.

Charles Darwin colocou a semente da seleção de grupo em seu trabalho assim como a de parentesco, com o objetivo de abordar o problema (como os traços que são "para o bem do grupo" podem evoluir, visto que são seletivamente desvantajosos dentro do grupo). Assim, ele propôs que os grupos de indivíduos que se comportam para o bem do grupo se sobrepõe a outros grupos, mesmo que esse comportamento solidamente seja desvantajoso dentro do grupo.

Exemplo: Salamandra Tigre. Onde ela consegue distinguir diferentes níveis de parentesco e come parentes com menos frequência.

Seleção de parentesco

Características: Conhecida também por teoria do fitness inclusivo, acontece quando o benefício de ser bom para algum parente suplanta os riscos e aumente as chances de propagação dos seus genes. Onde a vantagem indireta é maior que a direta. Ocorre em uma maior probabilidade quanto maior for o grau de parentesco (R).

Hamilton também foi o responsável por desenvolver o conceito de seleção de parentesco. No qual falava que qualquer ato benéfico para um parente geraria um retorno por meio da genética.

Exemplo: Cuidado Parental visto nos Saguis, onde aumentam a chances de sobrevivência e assim aumenta o sucesso reprodutivo da espécie.

Cooperação

Características: É dado ao comportamento onde um indivíduo realiza uma ação bondosa desde que posteriormente ele receba uma vantagem. No qual a evolução da cooperação leva em consideração o beneficio mútuo, assim o grupo enquanto população pode ser beneficiado, reproduzir e evoluir e esse comportamento se fixaria na espécie.

Em seu estudo, Bob Trivers chamou esse tipo de relacionamento social como "altruísmo recíproco", onde os indivíduos que receberam ajuda irão eventualmente retornam os favores que receberam. Se o benefício inicial de ajudar for modesto, mas o benefício de receber o favor for maior, então a seleção iria solucionar o gesto inicial.

Exemplo: Formigas, trabalham de maneira cooperativa, onde grupos enormes atuam em conjunto para carregar objetos, proteger o formigueiro e dividir tudo em partes iguais.

Altruísmo

Características: Ocorre quando um indivíduo se sacrifica de alguma maneira para o benefício do grupo. Como um indivíduo perder oportunidades de se produzir sua própria progênie em razão da ajuda para outro indivíduo.

Hamilton foi o autor que fez o estudo a fim de xplicar como o altruísmo iria evoluir, que se baseava na premissa de que os indivíduos se reproduzem com o objetivo inconsciente de propagar seus alelos com mais sucesso do que outros indivíduos. E assim usou o coeficiente parentesco para ajudar o entendimento da teoria.

Exemplo: Vrocitellus beldingi, no qual realiza o grito de alarme após avistar um predador terrestre.

Klikkaa tästä keskittääksesi karttasi.
Klikkaa tästä keskittääksesi karttasi.