Psicotrópicos Anorexígenos

Anfepramona

A anfepramona apresenta efeitos que parecem ser mediados pela ação nos
neurônios dopaminérgicos, promovendo, como outros medicamentos tipo anfetamínicos, aumento da liberação de dopamina nos terminais pré-sinápticos.

femproporex

o femproporex apresenta ação direta nas vesículas pré-sinápticas, aumentando a liberação de neurotransmissores e inibindo a recaptação de dopamina no centro de alimentação, no hipotálamo lateral. Dessa forma, apresenta efeitos similares a d-anfetamina. Outro mecanismo de ação seria a inibição da recaptação de serotonina por desacoplamento deste neurotransmissor do seu transportador pré-sináptico.

mazindrol

O mazindol é um supressor do apetite tricíclico e possui ação similar aos
antidepressivos desipramina e maprotilina. Apresenta ação inibitória na recaptação da serotonina e norepinefrina
e inibe a dopamina. O mazindol também inibe diretamente a atividade de neurônios sensitivos a
glicose no hipotálamo lateral. Isso resulta em uma inibição da secreção gástrica,
que contribui para a supressão do apetite. Acredita-se que sua ação se deve à facilitação da atividade elétrica na
área septal do cérebro.
Devido a sua ação no centro da fome (no hipotálamo), o mazindol promove
uma supressão do apetite pela redução da ingestão alimentar, inibição da secreção
gástrica, inibição da absorção da glicose e aumento da atividade locomotora
.

sibutramina

A sibutramina é um inibidor seletivo da recaptação da serotonina (ISRS) que
inibe 5-HT, norepinefrina e dopamina (em menor extensão) na sinapse neural. Apresenta dois metabólitos ativos e é um agente noradrenérgico/serotoninérgico. Entretanto, trata-se de um medicamento que deve ser utilizado apenas como
adjuvante no manejo da obesidade exógena, pois são necessários restrição calórica, aumento da atividade física e modificação do comportamento.
É importante salientar que a sibutramina promove um aumento da pressão arterial e da freqüência cardíaca, além de provocar distúrbios do ritmo cardíaco. Está associada também à ocorrência de fibrilação ventricular com parada cardíaca, ao infarto do miocárdio e ao acidente vascular encefálico.

Mecanismo de Ação:
São estimulantes do SNC, aumentam a vigília, cortam o apetite e aumentam a atividade autônoma dos indivíduos. alguns psicotrópicos anorexígenos são capazes de atuar no sistema mesolimbico, aumentando a liberação de dois importantes neurotransmissores a noradrenalina e a dopamina. a biodisponibilidade aumentada desses neurotransmissores nas fendas sinápticas reduz o sono e a fome e provoca um estado de agitação psicomotora. a serotonina regula o apetite e junto com a dopamina, são responsáveis pela sensação de prazer e contribuem para a compulsão do uso.

Kattintson ide a térkép középre állításához
Kattintson ide a térkép középre állításához