reprodução

r

A reprodução é uma das características que diferem os seres inanimados dos seres vivos. Ela consiste no processo em que um ou mais organismos produzem descendentes, passando a eles uma cópia de todos ou de alguns de seus genes. Assim, a reprodução é imprescindível para a manutenção das espécies.https://www.biologianet.com/biodiversidade/reproducao-assexuada-sexuada.htm

a

reprodução SEXUADA

r

Quando há o encontro de gametas, a reprodução é do tipo sexuada. Na reprodução sexuada, diferentemente da assexuada, existe a presença de gametas e, por essa razão, ocorre a variabilidade genética. Nesse caso, observa-se a formação de um organismo diferente dos progenitores, uma vez que é resultado da combinação dos cromossomos presentes em cada ...

tipos de reprodução sexuada

heterogamia

r

tipo de reprodução sexuada da qual participam indivíduos que produzem gametas diferentes, como o óvulo e o espermatozoide; alogamia, anisogamia.

isogamia

r

Reprodução sexuada em que os gâmetas que se produzem e se fecundam são semelhantes em tamanho e estrutura. Ocorre em alguns protistas, assim como em alguns protozoários e algas.

monoico

r

Nas espécies monoicas, em especial nas plantas, os gametas masculinos podem fecundar os femininos do mesmo indivíduo. Nesse caso não há troca de gametas entre indivíduos diferentes, ocorre a chamada autofecundação.

fecundação externa e interna

r

A fecundação é a união dos gametas (óvulos e espermatozoides) e pode acontecer de duas formas diferentes: Fecundação interna: ocorre dentro do corpo do animal; Fecundação externa: ocorre fora do corpo, geralmente na água ou ambientes úmidos.


reprodução interna

r

O que é fecundação interna de exemplos?Fecundação interna (ou fertilização interna) ocorre quando os espermatozoides são depositados no interior do corpo da fêmea após a cópula. Exemplos de animais que apresentam fecundação interna são: mamíferos, répteis, aves e algumas espécies de invertebrados (como insetos e polvos).

reprodução externa

r

Na fecundação externa, a fêmea deposita os ovos no ambiente e, então, o macho lança os gametas masculinos, fecundando-os externamente ao trato reprodutor da fêmea. Entre os grupos de animais que realizam a fecundação externa, podemos destacar algumas espécies de peixes e de anfíbios.

dioico

r

Nas espécies de animais e plantas, cujos sexos são separados (possuem órgãos sexuais femininos ou masculinos), os gametas são produzidos por indivíduos diferentes, que são chamados dioicos. Exemplos: ser humano, cachorro.

reprodução ASSEXUADA

r

Produz-se a partir de células sexuais femininas não fecundadas que dão origem a outra vida. Apesar da intervenção de uma célula sexual feminina, a partenogênese é considerada assexuada porque é gerada a partir de um único indivíduo parental. Por exemplo, as abelhas e certos tipos de insetos.

tipos de reproduçao assexuada

r

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Brotamento.Divisão binária, cissiparidade ou bipartição.Divisão múltipla.Esporulação.Fragmentação ou regeneração.Partenogênese.Propagação vegetativa.

brotamento

r

Brotamento. O brotamento é a reprodução assexuada na qual parte do corpo do ser inicial cresce até que o broto se solta e origina um novo ser, menor do que o inicial. Os corais e as hidras se reproduzem por brotamento.

divisaõ simples

r

Também chamada de fissão binária ou cissiparidade, a divisão binária é um tipo de reprodução assexuada em que um organismo divide-se ao meio e dá origem a dois indivíduos idênticos. Esse tipo de reprodução é comum em protozoário bactérias e também nas planárias.

esporulação

r

Esporulação: consiste na formação de esporos, células especializadas envoltas por uma parede celular que garante a proteção da estrutura. O esporo, ao encontrar um ambiente adequado para seu desenvolvimento, germina e origina outro ser. Podemos observar a formação de esporos, por exemplo, em algas, plantas e fungos.

fragmentaçao

r

A fragmentação é o processo de reprodução assexuada em que o indivíduo inicial se divide em duas partes e, se ambas as partes forem grandes o suficiente, cada uma delas se regenerará originando um novo indivíduo.

partenogenese

r

O termo partenogênese diz respeito a uma possibilidade de reprodução realizada por alguns animais e plantas, mas que também pode ser estimulado através da adoção de técnicas laboratoriais. Trata-se de uma forma de procriação em que apenas os gametas femininos são capazes de dar origem a outros indivíduos

propagaçao vegetativa

r

 Fragmentação: a planta divide-se em fragmentos, dando origem a novas plantas idênticas. 4º - Partenogênese: o gameta feminino desenvolve-se mesmo se não for fecundado. 5º - Esporulação: a planta reproduz-se por meio de esporos. Assim, uma nova planta surge se houver condições ambientais favoráveis.]

divição multipla

r

A divisão múltipla, ou esquizogonia, é uma forma de reprodução que se caracteriza pela ocorrência de várias divisões do núcleo celular sem que haja divisão imediata do citoplasma. Essa forma de reprodução é assexuada, por não ocorrer a participação de gametas.

Cristian M. , Miguel C. e Richerd P.

gametas

r

s gametas são células especializadas que, durante o processo de reprodução sexuada, transmitem os genes de uma geração para a seguinte. Os gametas estão presentes em todos os organismos que realizam a reprodução sexuada, como animais, algas, fungos e plantas.Os gametas apresentam um único conjunto de cromossomos, metade da quantidade de cromossomos das outras células presentes no organismo, por isso são denominados de células haploides. Na espécie humana, o número haploide de cromossomos é 23. As demais células, denominadas de células somáticas, apresentam 46 cromossomos e são provenientes da união dos gametas paterno e materno.Os gametas são formados por um processo denominado de gametogênese em órgãos chamados de gônadas.Na espécie humana, os gametas são o ovócito secundário ou óvulo (gameta feminino) e espermatozoide (gameta masculino):Ovócito secundário ou óvulo: célula grande, imóvel com a presença de material nutritivo. O processo de produção do ovócito secundário ou óvulo ocorre nos ovários e é denominado ovulogênese;Espermatozoide: célula pequena, móvel e constituída por três partes: cabeça, peça intermediária e cauda. O processo de produção do espermatozoide ocorre nos testículos e é denominado de espermatogênese. Os gametas diferenciam-se nos diversos grupos de plantas. Em pteridófitas, como as samambaias, os anterídios produzem os anterozoides (gametas masculinos e móveis), e os arquegônios produzem as oosferas (gametas femininos e imóveis). As angiospermas (plantas com flores), como as roseiras, possuem anteras que produzem os grãos de pólen contendo os núcleos espermáticos (gametas masculinos) e o ovário que produz óvulos contendo as oosferas (gametas femininos).

a

Tópico flutuante

Klikk her for å sentrere kartet ditt.
Klikk her for å sentrere kartet ditt.