カテゴリー 全て - preconceito - sociedade - literatura - realismo

によって Christopher Wendell 4年前.

252

História da literatura do final do século XIX

História da literatura do final do século XIX

História da literatura do final do século XIX

Tanto a história tem muito de literatura, quanto a literatura tem muito de história.

REALISMO/NATURALISMO

De acordo com Francisco Iglésias (2001, p. 175), "O escravismo foi o tema fundamental da história até 1888, ao longo da Colônia e do Império. Base da economia, cujo desenvolvimento seria muito menor sem ele, teve papel notável também na formação étnica".
OBRAS
Memórias póstumas de Brás Cubas (1881) e Dom Casmurro (1899), de Machado de Assis, e O mulato (1881) e O cortiço (1890), de Aluízio Azevedo.

O mulato, a começar pelo título, já nos remete ao contexto histórico da época em que foi escrito o romance. Aluizio Azevedo foi um dos primeiros autores a tocar na questão do preconceito racial, que era fortemente enraizado na sociedade brasileira naquele tempo e que perdura até nossos dias.

Aluízo faz críticas ao clero

sentimentos, pensamentos e mentalidades próprias do tempo, como na seguinte passagem do capítulo cujo título é “Das Negativas”:

o leitor acaba se tornando parte da obra

REPRESENTAÇÃO DA REALIDADE
os costumes das classes sociais.
os problemas do cotidiano
buscavam retratar a vida

É perceptível a estreita relação existente entre história e literatura, pois os fatos e acontecimentos sociais de uma época acabam sendo assinalados no texto literário, mesmo através de personagens fictícios; também é possível compreender de que o autor cria estes enredos baseando-se em fatos históricos.

CONSOLIDAÇÃO POLÍTICA

INÍCIO DA REPÚBLICA
FIM DO IMPÉRIO MONÁRQUICO