カテゴリー 全て - crítica - realismo - modernismo

によって AMANDA CRISTINA FERRARI 4年前.

489

modernismo no brasil

modernismo no brasil

modernismo no brasil

terceira geração

Clarice Lispector Lygia Fagundes Telles João Guimarães Rosa Ariano Suassuna
Valorização da rima e da métrica; Influências parnasianas e simbolistas; Realismo fantástico; Metalinguagem; Temas sociais e psicológicos; Academicismo; Regionalismo universal; Passadismo e volta ao passado.
(1945 – 1980) surgiu durante a Guerra Fria e o governo JK, sendo conhecida como Geração de 45 e pós-modernismo.

segunda geraçãol

Carlos Drummond de Andrade Rachel de Queiroz Jorge Amado
Realismo e romantismo; Versos livres e brancos; Temática social, cultural e econômica; Linguagem coloquial, cotidiana, próxima do povo; Regionalismo, nacionalismo e universalismo; Viés crítico e politizado.
após a queda da bolsa de valores em 1929, que culminou em diversos problemas sociais e econômicos e no fim da “política do café com leite”, a segunda fase modernista se fez presente em uma época marcada por outro marco na história: a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945).

primeira geração

principais autores

Mário de Andrade Oswald de Andrade Manuel Bandeira

caracteristicas
Linguagem próxima da oral, do povo; Humor, sátira; Ironias, sarcasmo; Versos livres, sem rima; Críticas à sociedade brasileira; Textos mais próximos do cotidiano; Gírias; Caráter anárquico e destruidor.
conhecida como “fase heroica”, fez parte da Semana da Arte Moderna ano de 1922, no Estado de São Paulo, marcando a entrada do modernismo no Brasil.

o que foi

movimento artístico que surgiu oficialmente na Semana de Arte Moderna de 1922, se estendendo até a segunda metade do século passado.