Espiritismo é a revivência do Evangelho, o consolador prometido
1858 até 1869
As duas primeiras revelações, sendo fruto do ensino pessoal, ficaram forçosamente localizadas, isto é, apareceram num só ponto, em torno do qual a ideia se propagou pouco a pouco
Lucas 11:24-26
O Espiritismo, ao examinar os fatos segundo métodos especialmente adaptados para pesquisar a existência do Espírito e sua intervenção no mundo corpóreo, e reunir os resultados em um sistema de verdades providas de um encadeamento lógico, demonstra-se como Ciência.
Inquisições, eram chamados de bruxos
ESE Cap. 4
Previam o futuro nos templos espalhados pelo país
ESE - Introdução
Podiam-se observar os bons frutos do Espiritismo.
Grupos e Sociedades já somavam mais de 100
Compreender como se davam as comunicações com os Espíritos e em desenvolver suas faculdades mediúnicas
Janeiro de 1861
Em 1862
Quase dois meses de muito frio, chuva e neve.
20 cidades e quase 1.200 km com trens e carruagens
Kardec empreende novas viagens
1857 - 1500 exemplares em 2 meses
Era o início de uma jornada árdua
"[...] a missão dos reformadores é prenhe de dificuldades e perigos. Previno-te de que é rude a tua, porquanto se trata de abalar e transfor mar o mundo inteiro. Não suponhas que te baste publicar um livro, dois livros, dez livros, para em seguida ficares tranquilamente em casa. Tens de expor a tua pessoa."
Conciliador em todas as crenças, rituais
A ciência e a filosofia vinculam à Terra essa figura simbólica
No seu aspecto científico e filosófico, a Doutrina será sempre um campo nobre de investigações humanas, como outros movimentos coletivos, de natureza intelectual, que visam o aperfeiçoamento da humanidade.
Qual a relação:
Com o Espiritismo?
Linguagem e lógica que satisfazem as mentes filosóficas e científicas e que, ao mesmo temo, abraçam os corações e necessidades dos que pedem a religiosidade como pano de fundo aos seus caminhos.
Vivência de uma coleção de ensinamentos eternos que acolhem e engajam diversas formas de compreender o divino, as forças que regem o universo.
Antes do Espiritismo?
O Consolador Prometido - João 14:16-19
Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis.
Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.
O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
Jesus
Roteiro de trabalho para reconhecer e seguir
Fonte do reconforto
A religião é o ângulo divino que a liga ao céu.
No aspecto religioso, todavia, repousa a sua grandeza divina, por constituir a restauração do Evangelho de Jesus Cristo, estabelecendo a renovação definitiva do homem, para a grandeza do seu imenso futuro espiritual."
Cap. 05 - Os Aspectos da Doutrina Espírita
Referências
https://ima.org.br/doutrina-espirita-ciencia-filosofia-e-religiao-Qxl1tj
https://www.todamateria.com.br/o-que-e-filosofia/
https://www.todamateria.com.br/o-que-e-ciencia/
5.6. Alguns Colaboradores Que Ajudaram a Evoluir o Espiritismo
Ernesto Bozzano
Professor de filosofia da ciência e pesquisador espírita italiano
1862-1943
Gabriel Delanne
Engenheiro francês e um dos primeiros pesquisadores espíritas notórios
1857-1926
Léon Denis
É conhecido como o "Consolador do Espiritismo" em toda a Europa e também "Apóstolo do Espiritismo)
Pensador espírita, médium e um dos principais continuadores do Espiritismo após a morte de Allan Kardec
1849-1927
Camille Flammarion
"É somente pelo método científico que podemos progredir na busca da verdade. A crença religiosa não deve tomar o lugar da análise imparcial. Devemos estar constantemente em guarda contra as ilusões".
Astrônomo, pesquisador psíquico e divulgador científico francês
1842-1925
5.5. O Aspecto Religioso e Sua Importância
A Doutrina Espírita é ciência, filosofia e religião.
Se tirarmos a filosofia fica um corpo sem membros.
Se tirarmos a ciência fica um corpo sem cabeça
Se tirarmos a religião, o que é que fica? (...) fica um corpo sem coração
"O Espiritismo é o Consolador prometido por Jesus aos homens, e que deveria aparecer quando a Humanidade estivesse apta a compreender o seu ensinamento velado nas parábolas... é a síntese maravilhosa que abrange todas as atividades humanas, no sentido de aperfeiçoá-las para o bem comum... na sua missão de Consolador, é o amparo do mundo neste século de declive. Só ele pode, em sua feição de Cristianismo redivivo, apontar aos homens o seu verdadeiro caminho."
"O Espiritismo com Jesus é ciência divina de aperfeiçoamento da unidade a refletir-se na melhoria do todo".
"Espiritismo sem edificação do homem interior é simples fenômeno, e de fenômenos estão repletos todos os recantos da vida."
O caráter religioso é o mais importante?
Exemplos
Espiritismo
Ilumina
Filosofia
Conclui
Indaga
5.4. Religião
O culto pode ser interior, compreendendo a nossa renovação íntima; e exterior, que se traduz no trabalho que realizamos em favor do próximo.
"Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará."
Mateus 6:6
Aprendemos que toda religião deve traduzir-se por atos, e o conjunto de atos pelos quais a religião se exprime denomina-se culto.
O conceito de Religião, segundo Léon Denis, é o esforço da Humanidade para se comunicar com a essência eterna e infinita, e, de acordo com Emmanuel, trata-se de um sentimento divino que clarifica o caminho das almas.
— Religião é o sentimento Divino, cujas exteriorizações são sempre o Amor, nas expressões mais sublimes.
As primeiras se irmanam na Sabedoria, a segunda personifica o Amor, as duas asas divinas com que a alma humana penetrará, um dia, nos pórticos sagrados da espiritualidade.
Enquanto a Ciência e a Filosofia operam o trabalho da experimentação e do raciocínio, a Religião edifica e ilumina os sentimentos.
260 — Em face da Ciência e da Filosofia como interpretar a Religião nas atividades da vida?
Crença na existência de um poder ou princípio superior, sobrenatural, do qual depende o destino do ser humano e ao qual se deve respeito e obediência.
5.3. Filosofia
“Na consciência.”
“Ele a esquecera e desprezara. Quis então Deus lhe fosse lembrada.”
a) — Visto que o homem traz em sua consciência a lei de Deus, que necessidade havia de lhe ser ela revelada?
621. Onde está escrita a lei de Deus?
Ora, face ao exposto é desnecessário comprovarmos o caráter filosófico da Doutrina Espírita, assim como será dispensável demonstrarmos que O Livro dos Espíritos constitui o arcabouço filosófico do Espiritismo.
O objetivo principal, da filosofia é nos ajudar a refletir (pensar, raciocinar) sobre os assuntos que desejamos conhecer e entender.
A palavra Filosofia procede do grego e equivale a amor à sabedo ria. Trata-se de uma reflexão sobre o próprio comportamento humano e a aspiração a uma concepção racional do Universo. É um conjunto de concepções, práticas ou teóricas, acerca do ser, dos seres, do homem e de seu papel no universo. Inclui uma atitude reflexiva, crítica ou espe culativa, de elaboração de tais concepções.
— A Filosofia constitui, de fato, a súmula das atividades evolutivas do Espírito encarnado, na Terra.
Suas equações são as energias que fecundam a Ciência, espiritualizando-lhe os princípios, até que unidas uma à outra, indissoluvelmente, penetrem o átrio divino das verdades eternas.
115 — É a Filosofia a interpretação sintética de todas as atividades do Espírito em evolução na Terra?
O que é?
Segundo o filósofo Gilles Deleuze (1925-1995), a filosofia é a disciplina responsável pela criação de conceitos.
Filosofia é um campo do conhecimento que estuda a existência humana e o saber por meio da análise racional. Do grego, o termo filosofia significa “amor ao conhecimento”.
5.2. Ciência
"O objeto especial do Espiritismo é o conhecimento das leis do princípio espiritual, (...) uma das forças da natureza, que reage incessante e reciprocamente sobre o princípio material." (A Gênese, Cap. 1, item 16).
A Ciência Espírita transparece nas páginas de O Livro dos Espiritos e demais obras da Codificação; contudo, se encontra condensada em A Gênese, conforme veremos nas aulas seguintes.
Segundo o professor Herculano Pires, antes do surgimento de O Livro dos Espiritos, havia o que pode ser chamado de "espiritualismo utópico"
Tudo o que vem com ele e depois dele, seguindo a sua linha doutrinária, "espiritualismo científico".
O método científico não se contenta, portanto, em apreender o fato; aprofunda-se para achar a razão do fato, adentrando a essência do fenômeno.
Em sentido estrito, ciência refere-se ao sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico bem como ao corpo organizado de conhecimento conseguido por meio de pesquisas.
Podemos definir Ciência como um conjunto de verdades logicamente encadeadas entre si, formando um sistema coerente. Trata-se do conhecimento das coisas por suas causas e por suas leis. Qualquer conhecimento ou prática sistemáticos.
— Essa necessidade de modo algum pode ser absoluta. O concurso científico é sempre útil, quando oriundo da consciência esclarecida e da sinceridade do coração. Importa considerar, todavia, que a ciência do mundo, se não deseja continuar no papel de comparsa da tirania e da destruição, tem absoluta necessidade do Espiritismo, cuja finalidade divina é a iluminação dos sentimentos, na sagrada melhoria das características morais do homem.
1 — Tem o Espiritismo absoluta necessidade da ciência terrestre?
Tipos:
Letras
Educação
Pisicologia
Geografia
História
Antropologia
Sociologia
O Que é?
Kardec soube estruturar o Espiritismo como ciência ao comparar, refletir, aplicar o método experimental e estruturar um pensamento pro gressista sobre a questão espiritual:
O aspecto científico é importante e fundamenta toda a edificação religiosa em conformidade com as leis naturais. Mistério e sobrenatural são palavras desconhecidas no vocabulário espírita, pois para tudo há uma explicação, uma causa lógica. É a Ciência Espírita que enseja a construção de uma fé inabalável, que pode enfrentar a razão face a face.
A ciência baseia-se na regularidade, na previsão e no controle de fenômenos que podem ser observados.
Ciência é o conhecimento que explica os fenômenos obedecendo a leis que foram verificadas por métodos experimentais.
5.1. Introdução
Filosiofia
Ciência
Religião
Objetivo:
Refletir sobre as responsabilidades do cristão: vivenciar, exemplificar.
Descrever o trabalho de Bezerra de Menezes, que desenvolveu o aspecto religioso da doutrina.
Relacionar os homens que avalizaram a doutrina e desenvolveram seus aspectos científicos e filosóficos (Camille Flammarion, Léon Denis, Ernesto Bozzano etc.).
Apresentar a ciência e a filosofia como os aspectos que mantêm a doutrina amparada no mundo dos fatos, não a deixando suscetível ao descrédito, e mostrar o aspecto religioso como a ligação com o lado moral e com Deus.
Descrever as bases do Espiritismo sobre o tripé: Religião – moral; Ciência – comprovação; Filosofia – proposição para nossa evolução.