af Bruno Felipe de Araújo Ferraz 5 år siden
670
Mere som dette
Região intermediária, formada por microfibrilas,células espinosas. Contém altas concentrações de queratina, rico em enxofre e melanina.
Responsável pela elasticidade , resistência e cor do fio de cabelo.
As intervenções químicas mais radicais, como coloração, relaxamento e permanente, atuam principalmente nessa região, alterando a sua estrutura.
Oferece proteção ao córtex, está disposta em 5 a 10 camadas. Responsável pelo brilho, maciez e a integridade dos fios. Constituída por aminoácidos, ceramidas, ácidos graxos essenciais e minerais.
A queratina é composta principalmente por aminoácidos contendo enxofre (cisteína e cistina).
Na biossíntese da queratina, as moléculas de cisteína e cistina formam ligações disulfídicas.
A possibilidade da interconversão entre as formas oxidadas (RSSR) e reduzidas (RSH) da cisteína é que permite "moldar" o cabelo, ou seja, alisar um cabelo crespo, ou fazer "cachos" e "ondas" em um cabelo liso.
O cabelo é constituído, basicamente, de uma proteína: a alfa-queratina.
Em cada fio, milhares de cadeias de alfa-queratina estão entrelaçadas em forma espiral, formando um longo "cordão" protéico.
Estas proteínas interagem fortemente entre si, resultando na forma característica de cada cabelo: liso, cacheado, ondulado, etc.
Consequência da porosidade: § Perda de água e nutrientes § Perda de brilho § Diminuição da penteabilidade § Textura áspera comprometendo o sensorial § Absorção irregular de tinturas.
FORMALDEÍDO (FORMOL)
Totalmente proibido para alisamento capilar.
Ação: Atua formando uma película impermeável na fibra chamada película vítria. Essa película impede a entrada de hidrogênio evitando que o fio, alisado pelo processo físico volte ao seu formato original em contato com a água.
Impactos na fibra • Impede a absorção de nutrientes e óleos essenciais • Faz com que a fibra se torne rígida e se quebre facilmente. • Dissolve a membrana celular que envolve a queratina, o que justamente protege, lubrifica e ajuda a hidratar o fio de cabelo deixando o fio exposto a agressões físicas equímicas.
TIOGLICOLATOS
pH 9,0 a 9,5
Ação: Promove a quebra da ligação de dissulfeto pelos átomos de enxofre deixando as cadeias instáveis e maleáveis para assumirem um novo formato que pode ser reto (liso) ou sinuoso (cacho).
Neutralização: A cisteína é oxidada pelo processo de oxidação voltando a sua conformação estrutural porém assumindo o novo formato.
HIDRÓXIDOS
pH 12,0 a 13,0
Ação: Seu alto pH quebra as cadeias salinas, fazendo com que a fibra fique mais maleável. Sua estrutura extremamente alcalina ainda dissolve uma das ligações de sulfetos fazendo com que o fio perca força tensora formando o que chamamos de relaxamento.
Neutralização: Essa nova cadeia é chamada de Lantionina e é neutralizada através de ativos ácidos chamados shampoo indicador que fazem com que o fio volte próximo ao seu pH fisiológico porém já em seu novo formato.