João foi preso por tentar furtar um pacote de biscoitos de um grande supermercado no centro de uma grande cidade. Em depoimento, alega que nunca havia cometido qualquer crime e que só o fez porque não tinha mais dinheiro para comprar comida e seu filho de sete anos estava chorando de fome. Movido pelo desespero, João agiu de forma precipitada e quando rendido pelos seguranças do supermercado não esboçou qualquer reação.
Nível de análise biológico
Fábio responde criminalmente por homicídio por ter esfaqueado a própria mãe. Seu advogado alega transtorno mental, pois, segundo versão do réu, este disse ter ouvido vozes induzindo-o a cometer tal crime. Fábio já passa por tratamento psiquiátrico para tratar dos sintomas desse mal e possui dois tios com o mesmo problema.
Nível de análise psicológico
Patrícia desenvolveu um quadro de síndrome do pânico e se encontra afastada de seu trabalho. Tal situação foi desencadeada em seu local de trabalho, um supermercado, quando foi vítima de violento assalto à mão armada. Patrícia pensa em processar seu empregador, solicitando indenização por danos morais em decorrência do dano psicológico laboral.
RAZÃO X INSTINTO
"É A SOCIEDADE QUEM PRENDE E FRUSTRA O HOMEM DE MANIFESTAR E EXTRAVASAR SEUS INSTINTOS INCONSCIENTES, GERANDO MAL-ESTAR"
Sigmund Freud (1856-1939)
"O HOMEM NASCE BOM, MAS A SOCIEDADE O CORROMPE"
Jean-Jacques Rousseau (1712-1778)