przez Alam Delangelo 2 lat temu
170
Więcej takich
Temos necessidade de exercitar a caridade, sem interferir no livre-arbítrio do outro.
Não ter sentimentos de ódio, rancor ou desejo do vingança
É perdoar-lhes incondicionalmente;
Emmanuel diz que são examinadores...
E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. Lucas 10:27
Samaritano
Levita
Sacerdote
Amar a Deus é contribuir para a evolução de Sua obra, e isso pode ser feito de muitas maneiras.
Aniquilamento do homem velho, e o nascimento do homem novo.
Em nossos trabalhos de auxílio, não devemos nos preocupar com quantidade, mas sim com qualidade.
Necessitamos auxiliar nossos irmãos na sua jornada evolutiva
“Não; não há união particular e fatal, de duas almas. A união que há é a de todos os Espíritos, mas em graus diversos, segundo a categoria que ocupam, isto é, segundo a perfeição que tenham adquirido. Quanto mais perfeitos, tanto mais unidos. Da discórdia nascem todos os males dos humanos; da concórdia resulta a completa felicidade.”
298. As almas que devam unir-se estão, desde suas origens, predestinadas a essa união e cada um de nós tem, nalguma parte do Universo, sua metade, a que fatalmente um dia reunirá?
No homem, esse sentimento persiste por toda a vida, levando a um devotamento e a uma abnegação que são virtudes.
Nos animais, o amor se limita às necessidades materiais, e cessa quando esses cuidados se tornam desnecessários;
A natureza deu à mãe o amor aos seus filhos, visando a conservação dos mesmos;
É um sentimento instintivo e uma virtude;
“Uma e outra coisa. A Natureza deu à mãe o amor a seus filhos no interesse da conservação deles. No animal, porém, esse amor se limita às necessidades materiais; cessa quando desnecessário se tornam os cuidados. No homem, persiste pela vida inteira e comporta um devotamento e uma abnegação que são virtudes. Sobrevive mesmo à morte e acompanha o filho até no além-túmulo. Bem vedes que há nele coisa diversa do que há no amor do animal.” (205-385)
890. Será uma virtude o amor materno, ou um sentimento instintivo, comum aos homens e aos animais?
Ao contrário da paixão, o amor não acontece à "primeira vista". Este sentimento é bastante profundo e complexo, sendo necessário um longo período de tempo para que possa se desenvolver.
Satisfação do nosso propósito espiritual (evolução do espírito)
As ilusões também desaparecem com o amor. As pessoas que se amam verdadeiramente conseguem identificar as qualidades e os defeitos do parceiro e, mesmo com as brigas, optam por lidar com as adversidades em prol de uma vida a dois.
Conseguimos enxergar muito além das aparências, identificamos a chamada "beleza interior" da pessoa, ou seja, os seus valores, a sua autenticidade e personalidade acabam por ser tão ou mais excitantes do que um belo sorriso.
Alguns estudos sobre o comportamento humano dizem que a paixão pode durar algumas semanas ou anos (1 a 2 anos, em média)
Satisfação da ilusão/ matéria
Se somos atraídos por uma idealização, uma ilusão, para a evolução do espírito, qual a finalidade da paixão?
Normalmente, quando estamos apaixonados as características que mais nos atraem são as físicas, sejam os belos olhos, os lábios, a pele suave ou o sorriso, por exemplo.
Isso quer dizer que, quando estamos apaixonados somos atraídos pela idealização que fazemos do próximo, e não necessariamente pela pessoa como verdadeiramente é
A psicologia define a paixão como a manifestação do fenômeno da projeção, ou seja, quando a pessoa projeta suas idealizações no parceiro(a)
Nós mesmos
Inimigos
Próximo
Deus