Kategorie: Wszystkie - sociologia - trabalho - solidariedade

przez Ana Mota 3 lat temu

593

Émile Durkheim

Émile Durkheim

Émile Durkheim

Sociologia: sistematizar a sociologia enquanto ciência.

Instituição social e anomia

Já a anomia, seria uma situação onde a sociedade ficaria sem regras claras, sem valores e sem limites. Este cenário ocorre quando a sociedade se vê incapaz de integrar determinados indivíduos que estão afastados devido ao abrandamento da consciência coletiva.
A instituição social seria o conjunto de regras e artifícios uniformizados socialmente para conservar a organização do grupo e, por isso, são tradicionalistas por essência. Como exemplo ele citava a família, escola, governo, religião, etc.

Fato Social: Coercitividade; Generalidade; Exterioridade.

Fato social se refere aos hábitos e maneiras de agir e de pensar que determinam a forma como os indivíduos se comportam em uma sociedade. Segundo Durkheim, os fatos sociais estão expressos em regras, valores e normas sociais e obrigam os indivíduos a agirem de acordo com os padrões culturais.

Suicídio: Egoísta; Altruísta; Anômico

Anômico: representa maia propriamente uma mudança abrupta na taxa normal de suicídio, geralmente marcado por uma vertiginosa ascensão do de suicídios que ocorrem em períodos de crises sociais ou processos de transformações sociais.
Altruísta: é um ato que o indivíduo está tomado pela obediência e força coerciva do coletivo, seja ele um grupo social restrito ao qual pertence ou mesmo a sociedade como um todo.
Egoísta: é um ato de individualismo extremado.

Divisão Social do Trabalho: Solidariedade orgânica; Solidariedade mecânica.

Já a solidariedade orgânica é aquela que resulta de uma alta divisão social do trabalho (DST), na qual o grande número de especialistas faz com que haja uma interdependência social, ou seja, é a diferença entre os indivíduos que faz com que haja o vínculo social. Em razão da intensa DST, há o predomínio da consciência individual, sendo que cada indivíduo tem uma esfera própria de ação
A solidariedade de tipo mecânica não liga apenas o indivíduo ao grupo, mas harmoniza os pormenores dessa conexão, pois é a semelhança entre os indivíduos que gera o vínculo social. A divisão social do trabalho, nesse caso, é pequena ou inexiste simplesmente.