Soros e Vacinas
Produção
A sua produção é realizada no corpo de outro ser vivo, normalmente, um mamífero de grande porte, como um cavalo. O antígeno, contra o qual deseja-se produzir anticorpos, é injetado nesse animal em doses controladas. Assim que os anticorpos são produzidos, parte do sangue do animal é retirada e o plasma (parte líquida) separado para a análise de controle de qualidade para então ser liberado para uso.
As vacinas são produzidas com componentes dos próprios micro-organismos que causam a doença. Em geral, são versões enfraquecidas ou mortas desses micro-organismos, que ativam os anticorpos ao serem injetadas. Assim, na próxima vez em que a pessoa for infectada, seu corpo já terá a memória de defesa, ou seja, os anticorpos específicos para combater o invasor, evitando o contágio.
Tempo de duração
Dura 24 horas
Duradoura
Mecanismo de ação
Soro
Os soros por sua vez são usados em casos em que há necessidade de tratamento rápido, quando não é possível esperar a produção de anticorpos pelo nosso corpo.
Vacina
Elas estimulam o sistema imune a produzir anticorpos (proteínas que atuam na defesa do organismo), os quais atuam contra os agentes patogênicos causadores de infecções.
Imunidade
O corpo não desenvolve uma reação imunológica. O que ocorre, nesse caso, é que o organismo recebe já prontos os produtos dessa reação, como os anticorpos.
Passiva
Ativa
Temos a ação do próprio organismo para conseguir vencer um agente invasor, ou seja, ela ocorre quando nosso corpo tem contato com um agente estranho e desenvolve uma reação imunológica.