przez Gabriela Luiza 4 lat temu
687
Więcej takich
przez Thiago Garcia
przez Fernanda de Oliveira
przez emerson melo
przez Leia Saraiva
É preciso compreender as ciências sociais como conjuntos de conhecimentos e como criações históricas, corpos teóricos e sistemas institucionalizados de produção cientifica.
É um saber antigo; sendo o levantamento quantitativo da dimensão, composição e movimento da população.
Estudos dos problemas da interacção entre indivíduos, da dinâmica de pequenos grupos, das representações do mundo social.
Nascida do direito, da histórica e da sociologia; a analise dos problemas relativos às relações de poder entre indivíduos e grupos ao exercício do poder por organizações de base territorial podendo recorrer as violência físicas (Max Weber)
Antropologia
Estuda as pequenas sociedades tradicionais.
O centro de interesse da história é a variação social segundo o tempo é o da antropologia a diversidade cultural
História
Estuda as sociedades do passado
Linguística
Análise da linguagem de dupla articulação
Semiologia
Estudo dos sistema de signos ou estudo dos sistemas de signos não-linguísticos.
Geografia
Centrada nas dimensões espaciais da vida social, sendo um velho saber, uma recente disciplina académica e uma novíssima ciência social.
Economia
Os homens estão envolvidos em processos de transformação prática da natureza e assim e relacionam, analisam os variados modos como as práticas sociais são mediatizadas pela relação com recursos.
Sociologia
Investiga os variados modos como as acções dos homens são condicionadas por relações estabelecidas ao nível, dos grupos e organizações.
Caracteriza um conjunto de disciplinas, e nestas se impôs após o complexo, desigual processo histórico.
O mundo está profundamente marcado pela acção dos homens, mesmo nos aspectos que parece puramente físicos.
A divisão do trabalho entre as disciplinas é sempre flutuante e provisória, porque de um lado, é em grande parte fruto de condições sócio-institucionais variáveis, e, do outro, as disciplinas não são elas próprias corpo teóricos-metodológicos unitários e estanques.
Todo comportamento remete para e só se torna compreensível dentro de uma totalidade.
Fronteiras entre disciplinas são precárias e flutuantes, pois elas perspectivam, de diferentes maneiras, a mesma realidade.
Marx
Marx que não se via como um sociólogo, transformou a história e a economia insistindo em que o que importa é analisar as relações sociais entre os homens a todos os níveis de ação, econômico, político, ideológico.
assim elaborou o conceito de prática, de classe, a lógica da explicação estrutural
Max Webber
Max Webber, alarga a perspetiva sociológica à análise da interação e do sentido da ação- e reflete também sobre a intersecção entre essa perspetiva e as da história e da economia
Durkheim
Nos fins do séc. XIX, Durkheim reforma o princípio da exterioridade e constrangimento dos factos sociais relativamente ao individuo e elabora as primeiras regras metodológicas sistemáticas.
Entretanto, durante toda a centúria passada foi dominada por um paradigma individualista que a impediu de assumir-se como ciência social e dialogar com as restantes. situação só alterada pela viragem keynesiano para macroeconomia e pela integração universitária do marxismo
No séc. XX que a história
O papel da sociologia revelou-se crucial. Antropologia social se estabelece.
Surge a semiologia e linguística estrutural
Após a 2a Guerra Mundial a geografia afirma-se também como ciência social
Com esta perspetiva foi necessária a formação de uma noção de sociedade, e uma sociedade como ordem laica e descritiva quantitativamente
As contribuições sistemáticas mais decisivas do séc. XVIII, parecem ser as de Montesquieu e Adam Ferguson.
Séc. XIX, vários autores evidenciam "a autonomia e a profundidade do social". O social é irredutível ao individual, sem a consolidação desta tese não haveria ciências sociais
Seu desenvolvimento, acontece por meio da sua própria evolução teórica; dinamismo de outras ciências e formas de saber.
Assim, o processo bissecular da constituição das ciências sociais atualmente é composta por componentes intelectuais, institucionais e sociais (no sentido lato do termo)
Esta normativa varia de país a país. Mas, ao considerar o modelo que tem dominado internacionalmente, ressalta-se 3 vetores de desenvolvimento.